terça-feira, 16 de novembro de 2010

Modos de transporte da população brasileira

Segundo estudos da ANTP (2009), dentre as cidades pesquisadas em 2009, a maior parte das viagens foi realizada a pé e por bicicleta (41%), seguidos dos meios de transporte individual motorizado (30%) e do transporte público (29%).
 
Fonte: ANTP (2009)
 
 
Quando as viagens são classificadas por porte dos municípios, percebe-se que a participação do transporte público gira em torno de 20%, à exceção das cidades acima de 1 milhão de habitantes, nas quais ela atinge 36%.
 
A participação dos autos é maior nas cidades entre 500 mil e 1 milhão de habitantes (31%), decrescendo com a diminuição da população. As viagens a pé são sempre dominantes, mas na maioria das vezes têm sua participação diminuída à medida que aumenta a população. Tanto as viagens de moto como as viagens de bicicleta aumentam significativamente nos municípios menores.
 
Do ponto de vista da relação entre transporte não motorizado e transporte motorizado, vê-se que o primeiro é dominante (mais de 50% das viagens) nas cidades com população entre 60 e 100 mil habitantes.

Fonte: ANTP (2009)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário