quarta-feira, 24 de novembro de 2010

2ª Reunião do Fórum de Mobilidade Urbana da RMG


A 2ª Reunião do Fórum de Mobilidade Urbana da RMG ocorreu nessa 3ª feira, 23/11/2010, na ADEMI, tendo como foco a mobilidade urbana no contexto do Plano Diretor de Goiânia.



O Dr. Helder José Ferreira Paiva, que é advogado e empresário do ramo imobiliário, fez uma abordagem do tema indicado para a reunião, o Plano Diretor de Goiânia, que analisou aspectos jurídicos e levantou as muitas dúvidas ainda existentes para a completa aplicação do PDG.
Foram abordadas questões como o direito de preempção; a necessidade de implantação dos novos corredores de ônibus, já que o PDG preconiza altas densidades junto aos corredores e hoje já são observadas tais densidades na cidade; a necessidade de elaboração das leis complementares ao PDG, uma vez que das 40 previstas no projeto, só 11 foram até agora elaboradas. Foi destacado o Plano Setorial do Transporte Coletivo, que serviu de inspiração para o Plano Diretor, com destaque para eixos preferenciais e exclusivos, sendo o próximo o Leste-Sul, com corredor exclusivo para uso do BRT.
O tema calçadas também foi bastante mencionado. Foi proposto que algumas prioridades sejam definidas pelo Fórum, para o acionamento das autoridades públicas.

Foi confirmada para 7 de dezembro a próxima reunião do Fórum de Mobilidade da Região Metropolitana de Goiânia, e anunciada a data de 8 de fevereiro para a primeira reunião no ano de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário