quinta-feira, 16 de junho de 2011

Reunião do Fórum de Mobilidade debate as calçadas na RMG

Dia 14 de junho de 2011 aconteceu a 6ª Reunião Ordinária do Fórum de Mobilidade da Região Metropolitana de Goiânia. A Dra. Érika Cristine Kneib, Colaboradora Técnica do Fórum, colocou as diversas legislações federais e municipais que versam sobre o tem, destacando, no entanto, que a realidade na RMG não condiz com os regulamentos existentes. Por fim, deixou em aberto a pergunta sobre como o Fórum de Mobilidade poderia contribuir na questão.

O primeiro palestrante da tarde, o engenheiro civil Augusto Cardoso Fernandes, fez uma exposição técnica sobre o projeto da Calçada Consciente, em que se somam para o encontro da acessibilidade tratos da permeabilidade do solo, arborização, reciclagem no entulho e mobiliário urbano.

Representando o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Roberto Elias de Lima Fernandes, Ramos Albuquerque Nóbrega, técnico da Seplam, colocou como primeiro princípio o de que é muito possível a iniciativa privada e o poder público sentarem-se numa mesma mesa e construir o bem que vai atingir toda a cidade. Falou em seguida do Plano Diretor, cujo acompanhamento (avaliação e revisão) está na sua alçada na Seplam, conceituou que esse documento colocou Goiânia na vanguarda do processo de construção da cidade sustentável e com qualidade de vida. Para ele, o problema está na legislação, que é profusa e complexa. Falou em seguida dos planos, na Prefeitura de Goiânia, de avançar com a busca de equipamentos que contemplem a qualidade de vida, destacando o Manual da Calçada Acessível, que vai ser instituída via decreto.

O terceiro palestrante, Barbosa Neto, secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, destacou as intervenções que vão ser processadas no Centro de Goiânia pelos projetos atribuídos à sua Pasta, um deles o PAC das Cidades Históricas e o outro a Vila Cultural, mencionando as ações que serão implementadas e prevendo uma melhora geral para toda a cidade. E enfatizou que calçada é lugar de pedestre, apresentando projetos de calçadas para a área central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário