quinta-feira, 9 de junho de 2011

NOVOS ÔNIBUS PARA O SERVIÇO ACESSÍVEL DE GOIÂNIA

O investimento total feito pelas operadoras do transporte coletivo foi de R$1,3 milhão. Os cinco novos carros são do ano de 2011 e atendem ao Regimento Interno do Transporte Acessível da Região Metropolitana.

Em solenidade na manhã de hoje no Sest/Senat, no Bairro São Francisco, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) apresenta os cinco novos ônibus que substituirão a frota atual do serviço Acessível, e que foram adquiridos pelo consórcio da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). A medida visa melhorar o atendimento prestado pelo programa, que transporta 203 usuários cadastrados na CMTC, ligados a 13 entidades, para tratamento de saúde e atendimentos na área de educação.


Confirmaram presença no evento o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Jânio Darrrot, o presidente da CMTC, José Carlos Xavier (Grafite), representantes da RMTC, de comunidades atendidas e das 13 entidades parceiras do serviço Acessível.

O investimento total feito pelas operadoras do transporte coletivo foi de R$1,3 milhão. Os cinco novos carros são do ano de 2011 e atendem ao Regimento Interno do Transporte Acessível da Região Metropolitana, de 2006, que regulamenta os veículos destinados exclusivamente aos portadores de necessidades especiais. Além disso, estão de acordo com a Normativa de Segurança ABNT-NDR-1422.

Portanto, em relação ao modelo anterior, na qual os bancos do acompanhante e cadeirante eram voltados para a lateral oposta, na nova configuração eles são posicionados para a frente do veículo. Desta maneira, a cadeira de rodas ficará localizada ao lado de quem acompanha, o que dá maior segurança e facilita a movimentação e auxílio. A fixação da cadeira se dá por uma estrutura de metal individualizada.

Os novos ônibus possuem pintura distinta. Ainda que adotem o padrão dos demais veículos da Rede, uma faixa vermelha na porta do meio, e outra no fundo do veículo, diferenciam tal serviço. O interior é adaptado para oferecer maior comodidade e segurança a quem utiliza. São oito lugares exclusivos para transportar pessoas em cadeira de rodas e 12 poltronas estofadas para os acompanhantes.

Ainda em consonância com a nova regulamentação, quatro lugares para cadeira de rodas tiveram que ser retirados; em contrapartida, três assentos a mais estão disponíveis.

O Acessível
O Programa Transporte Acessível é uma modalidade de serviço especial instituído pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) para atender usuários portadores de deficiência física ou intelectual com mobilidade reduzida. Trata-se de um serviço diferenciado que prioriza o transporte de casos que necessitem de tratamento contínuo com período indeterminado.

O Transporte Acessível é Coordenado pela CMTC e os usuários são atendidos das 8 às 18 horas por meio do número de telefone: 0800-646-1851. A operação é realizada por uma equipe técnica da empresa Itatur que disponibiliza um total de dez motoristas para atender as rotas.

Esse serviço especial de transporte coletivo conta com seis carros, sendo cinco para atender as rotas e um reserva para evitar transtornos na operação. Cada veículo possui 12 boxes para cadeiras de rodas e nove assentos.

Treze entidades contam com o programa sendo atendidos 203 usuários para tratamentos de saúde e apoio educacional.

A disponibilização desse programa é uma contrapartida das empresas vencedoras da licitação do transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana, realizada em 2008.

O total de pessoas atendidas com mobilidade reduzida é de 203 usuários, distribuídos em cinco rotas.

Fonte: http://www.prefeituragoiania.stiloweb.com.br/site/goianianoticias.php?tla=2&cod=3890
Maiores informações: http://www.rmtcgoiania.com.br/blog/2011/06/08/rmtc-renova-frota-de-onibus-do-servico-acessivel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário