domingo, 28 de agosto de 2011

CURSO SOBRE DESLOCAMENTOS SUSTENTÁVEIS COM FOCO EM BICICLETAS

O Programa de Extensão Construindo um novo paradigma para a mobilidade urbana em Goiânia, com o apoio do PROEXT 2010 - MEC/SESu e Ministério das Cidades, pretende contribuir para a construção de um novo paradigma para a mobilidade urbana em Goiânia e cidades do entorno, a partir da integração do conhecimento de docentes da Universidade Federal de Goiás - UFG com o de gestores e técnicos governamentais, com base em três grupos de ações temáticas: Mobilidade Urbana; Alternativas de deslocamento sustentável; e Acessibilidade universal.

Assim, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás, através dos coordenadores do Programa, professora Dra Erika Cristine Kneib e professor MSc Camilo de Lima Amaral,  vem por meio deste convidá-lo a participar do Curso sobre DESLOCAMENTOS SUSTENTÁVEIS COM FOCO EM BICICLETAS, que acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro de 2011, nos períodos vespertino e noturno, conforme programação abaixo.

Curso sobre DESLOCAMENTOS SUSTENTÁVEIS COM FOCO EM BICICLETAS:

Docentes: prof. MSc Camilo de Lima Amaral e profª. Dra Erika Cristine Kneib

Dia 14 de setembro, 4ª feira
14h - 17h40 – MÓDULO I: Modos sustentáveis de transporte
18h - 21h40 – MÓDULO II: Bicicletas: abordagens, potencialidades e parâmetros para projetos
Dia 15 de setembro, 5ª feira
14h - 17h40 – MÓDULO III: Infraestrutura cicloviária: parâmetros de projeto
18h - 21h40 – MÓDULO IV: A elaboração de uma proposta cicloviária em Goiânia
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
·         Os módulos incluem aspectos teóricos e oficinas relacionados ao tema.
·         Serão disponibilizadas 30 vagas para o curso, mediante análise de currículo resumido.
·         O curso é gratuito.
·         Será gerado certificado de participação, com carga horária de 16 horas/aula, mediante presença integral.
·         O curso será ministrado no Campus II da UFG – Samambaia.
·         As inscrições devem ser feitas pelo email i9mobilidade@gmail.com, até o dia 05 de setembro de 2011, sendo obrigatório, para tal, o envio do formulário, preenchido;
·         A comunicação e informações sobre o curso com os participantes selecionados serão realizadas, preferencialmente, via email.

Último dia do Curso de Mobilidade Urbana, na UFG

Foi realizado intem, 5a feira, o segundo e último dia do Curso de Mobilidade Urbana, na UFG. Foram abordados temas relacionados a planejamento da mobilidade, modos de transporte, pesquisas origem destino, estacionamentos, e polos geradores de viagens. Na oficina, as equipes puderam discutir e desenvolver propostas para a melhoria da mobilidade em Goiânia. Foi muito produtivo e certamente aprendeu-se muito com as discussões e propostas das equipes.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Segundo dia do Curso de Mobilidade Urbana

Lembramos que acontece hoje, 15/08,  o segundo dia do Curso de Mobilidade Urbana, no Campus Samambaia, UFG.
Os participantes debaterão formas de planejar a mobilidade, aspectos da mobilidade na Região Metropolitana de Goiânia; e na oficina, terão a chance de elaborar e debater diretrizes para a melhoria da mobilidade na RMG.

Primeiro dia do curso de Mobilidade Urbana, na UFG

O primeiro dia do Curso de Mobilidade, que aconteceu na 3a feira, 23/08 foi muito produtivo: ricos debates e contribuições sobre o tema. A presença do Exmo Reitor da UFG, professor Dr. Edward, ratificou a importância da temática.
A parte teórica abordou conceitos de mobilidade urbana e depois modos de transporte, com foco no pedestre, ciclista, usuário de transporte coletivo e de auto.
Nas oficinas, uma competição de perguntas entre as equipes conseguiu fomentar o raciocínio sobre questões relacionadas, assim como uma saudável disputa e trabalho em equipe.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Como a população se desloca

O Jornal O POPULAR de 18/08 divulga importante matéria sobre como a população se desloca no Brasil, e como isso reflete-se no contexto da RMG.

O tema gera reflexões sobre o problema da mobilidade urbana nas cidades brasileiras, assim como a necessidade de investimentos nos modos coletivos e não motorizados.




Fonte das imagens: JORNAL O POPULAR, DE 18/08/2011

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Seleção de pesquisadores para transporte

O CEFTRU - Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes, da Universidade de Brasília, está com inscrições abertas para a seleção de pesquisadores para atuarem em Goiânia e outros municípios do Estado de Goiás, em pesquisas de campo sobre o transporte de passageiros intermunicipal.

Existe preferência por estudantes de nível técnico e universitário.

Os candidatos devem inscrever-se pelo email: vagas.ceftru@gmail.com, até o dia 18 de agosto de 2011.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Curso sobre mobilidade urbana em Goiânia



O Programa de Extensão Construindo um novo paradigma para a mobilidade urbana em Goiânia, com o apoio do PROEXT 2010 - MEC/SESu e Ministério das Cidades, pretende contribuir para a construção de um novo paradigma para a mobilidade urbana em Goiânia e cidades do entorno, a partir da integração do conhecimento de docentes da Universidade Federal de Goiás - UFG com o de gestores e técnicos governamentais, com base em três grupos de ações temáticas: Mobilidade Urbana; Alternativas de deslocamento sustentável; e Acessibilidade universal.

Assim, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás, através dos coordenadores do Programa, professora Dra Erika Cristine Kneib e professor MSc Camilo de Lima Amaral, vem por meio deste convidá-lo a participar do Curso sobre MOBILIDADE URBANA, que acontecerá nos dias 23 e 25 de agosto de 2011.

Informações: i9mobilidade@gmail.com



CURSO SOBRE MOBILIDADE URBANA OFERECIDO PELA UFG